segunda-feira, 2 de março de 2015

Koulibiak de salmão

O koulibiak é uma especialidade russa. Como gosto muito de massa folhada decidi adaptar esta receita até porque esturjão não é um peixe fácil de encontrar por aqui... Fica muito bonito e muito, muito saboroso.






0,5kg de massa folhada (ou 2 folhas rectangulares)
Meio molho de espinafres (ou outro legume, eu usei penca)
100g de arroz
1 ovo cru
2 colheres sopa de natas
4 ovos cozidos
0,5kg de salmão (ou pescada)
1 c. sopa de manteiga
1 c. sopa farinha trigo
Meio limão
Sal, pimenta, noz moscada e ovo para pincelar


Ligue o forno a 220º.
Coza o peixe em água com sal, uma folha de louro e uns grãos de pimenta preta e quando pronto escorra muito bem e desfaça em lascas. Lave os espinafres, escorra e coloque-os dentro de tacho sem líquido nenhum, tempere com sal e coloque no lume. Deixe suar 5m, escorra bem e deixe arrefecer. Coza o arroz e depois de cozido lave-o com jactos de água fria e deixe escorrer bem.
Bata as natas com a farinha, o ovo, a margarina derretida e tempere com sal e pimenta. Numa taça grande misture os espinafres, o peixe e o arroz. Junte-lhes o batido de ovo e natas, mexa com cuidado. Rectifique o sal e tempere com pimenta, noz moscada e sumo de meio limão.
Estenda a massa folhada em 2 rectângulos com 2cm de espessura. Estenda um dos rectângulos num tabuleiro sobre ele espalhe metade do recheio deixando o espaço de 2 dedos a toda a volta. No sentido do comprimento coloque os ovos cozidos. Pincele os lados da massa com ovo ou só com clara. Cubra com o restante recheio e alise. Coloque por cima o outro rectângulo de massa. Una-o bem ao inferior a toda a volta. Com as aparas da massa faça uns enfeites para colocar em cima. Pincele com gema de ovo e pique a parte superior da massa.
Cozer em forno muito quente por 40m a 50m. Se alourar demais reduza o calor e cubra com folha de alumínio.












Sem comentários:

Enviar um comentário