terça-feira, 14 de julho de 2015

Pormenores que fazem a diferença








Apesar da maioria de quem anda por aqui saber muito bem fazer um bolo, tenho andado a pensar nas perguntas que por vezes me fazem e achei que talvez fosse boa ideia relembrar algumas dicas para que o resultado final seja o melhor possível. 
Há regras básicas a seguir quando se faz um bolo e são esses pequenos, ou grandes, pormenores que fazem toda a diferença.

  1. As farinhas devem ser sempre peneiradas, mesmo que não esteja referido na receita.
  2. O forno deve ser sempre pré-aquecido porque necessita de algum tempo para atingir a temperatura pretendida.
  3. Os ingredientes guardados no frigorífico (como os ovos, leite,manteiga...) devem ser retirados com antecedência para ficarem à temperatura ambiente.
  4. A manteiga amolecida é manteiga mole, à temperatura ambiente. Não é manteiga derretida!
  5. Deve-se bater a manteiga com o açúcar, no mínimo, 3m. O resultado final será diferente...
  6. Polvilhar sempre a forma (com farinha, com cacau...). E, se não tiver uma boa forma anti aderente, é mais seguro forrar o fundo. 
  7. Não abrir muitas vezes o forno! É muito, muito importante. Se a receita indicar,por ex., 50m de forno espere os 50m até abrir, testar com o palito e, se não estiver pronto, deixar mais alguns minutos até o palito sair seco.
  8. Atenção que os fornos são todos diferentes e por isso os tempos de cozedura são relativos. É necessário conhecermos bem o nosso forno e, se no meio das nossas experiências alguma coisa se queimar, um bolo não ficar bem cozido, ou ficar cozido demais, não ficar tão bonitinho como o do livro.....bem....isso faz parte do processo de aprendizagem de todos os que "andam" pela cozinha! 
(imagem tirada da internet)

1 comentário:

  1. Boas dicas! Fazer um bolo não é difícil mas há que ter atenção a estes pormenores pois fazem toda a diferença! Tenho um passatempo a decorrer no blog, não quer participar?! Beijinho

    ResponderEliminar