quarta-feira, 24 de junho de 2015

Pavê de cerejas

Uma sobremesa deliciosamente fresca para esta época das cerejas.








500g de cerejas
5 folhas de gelatina
4 dl de natas
1 lata de leite condensado
palitos la reine
leite qb.

Demolhe a gelatina em água fria. Reserve uma dúzia de cerejas e descaroce as restantes. Bata as natas e misture com o leite condensado. Triture 150g de cerejas e misture com as natas. Escorra a gelatina, dissolva-a em banho maria ou no microondas (atenção para não ferver) e junte ao preparado de natas. Junte também as restantes cerejas cortadas em pedaços e envolva tudo muito bem.
Passe os palitos la reine pelo leite e forre o fundo de um pirex. Verta o preparado por cima e leve ao frio umas horas. (4 a 5 horas pelo menos!)
Sirva bem fresco e decorado com as cerejas reservadas.















sexta-feira, 19 de junho de 2015

Semi frio de ricotta com cobertura de chocolate

Uma sobremesa fresca e muito simples...



250g de queijo ricotta
250g de queijo mascarpone
1 lata de leite condensado
100g de açúcar
3 dl de leite
5 ovos
2 colheres (sopa) de maizena
raspa de 1 laranja ou raspa de limão ou baunilha (a gosto)
Cobertura:
3dl de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de maisena

Ligue o forno a 180º
Barre uma forma com manteiga (ou spray) e polvilhe com farinha. Deite o queijo ricotta no copo do liquidificador, junte o mascarpone, o leite condensado,o leite, o açúcar, a farinha maizena e as gemas. Deixe bater bem e em seguida deite para uma taça. 
Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na mistura.
Deite na forma e leve ao forno por 1 hora. Retire, deixe arrefecer, desenforme e coloque-o dentro de uma forma de fundo amovível.
Cobertura: deite o leite num tacho, junte as farinha maisena, o chocolate em pó, e o açúcar. Misture e leve ao lume mexendo sempre até ferver e engrossar.(quase ponto de estrada) 
Deite sobre o bolo, deixe arrefecer e leve ao frio. Pode colocar meia hora no congelador (quanto mais frio melhor). Desenforme e decore a gosto.
Se puder faça com um ou dois dias de antecedência. 













sábado, 13 de junho de 2015

Quiche de salmão e legumes








1 embalagem de massa folhada
3 lombinhos de salmão
2 queijinhos frescos
1 courgette
2 alhos franceses
1 cenoura
1/2 pimento vermelho
4 ovos
2 dl de leite
1 cebola
azeite, sal e pimenta


Leve um tacho ao lume com água, uns grãos de pimenta preta ou rosa e 2 ou 3 raminhos de tomilho limão. Quando levantar fervura coloque os lombinhos de salmão e deixe cozer por 10m. Deixe arrefecer dentro de água.
Limpe os alhos franceses e corte a parte branca em rodelas finas.Descasque a cenoura e a cebola. Lave a courgette, corte as extremidades e passe no ralador mais largo. Rale também a cenoura e corte a cebola em meias luas. Num tacho leve ao lume a cebola com um pouco de azeite. Cozinhe até estar macia. Junte o alho francês, a cenoura, a courgette e o pimento cortado em tiras. Misture, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até que todo o líquido evapore. Deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200º.
Forre uma forma de tarte com a massa folhada, pique o fundo com um garfo. Espalhe por cima  a misture de legumes, o queijo cortado em cubinhos e o salmão em lascas. Bata os ovos com o leite, tempere com sal e pimenta e deite por cima. Leve ao forno 40/50m. (depende do forno)




















sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ovos no forno com bacon









bacon fatiado bem fino
queijo
ovos
pimenta preta
cebolinho, manjericão, oregãos......a gosto...

Ligar o forno a 190º
Untar forminhas de queques com óleo ou spray. Colocar uma fatia de bacon de modo que saia um bocadinho de um lado e corte o excesso do outro lado. Coloque outra fatia cruzada sobre a primeira e repita o processo. Use os dois bocados cortados para ajudar a formar uma caixinha. No fundo coloque um pouco de queijo e parta o ovo directamente nas forminhas. Temperar com pimenta moída na hora e um pouco de cebolinho. Vai ao forno por 20-30m.